13 de dezembro de 2012

Faculdade de moda!

Oi gente, então, a Gi da #ColunadaGi da CH fez uma matéria muito legal e eu decidi postar aqui pra vocês. Claro, com os devidos direito dela. CH

- Quais são as carreiras que eu posso seguir cursando moda?

Não é só de estilistas que vive o mundo da moda! Se você entrar nesse curso, pode virar produtora, jornalista de moda, stylist, modelista, designer, consultor de imagem, figurinista, enfim… Existem muitas ramificações! Eu acho importante já ter uma ideia de qual área você pretende trabalhar antes de escolher a grade de aulas de uma faculdade – sim, antes de começar o curso é legal dar uma olhada no que vai rolar, pra ver se atende suas expectativas! Claro que isso não impede que você descubra sua paixão ao longo da faculdade também!


- Precisa saber desenhar?


Não! Se você já tiver habilidade com desenho, melhor ainda, mas se for completamente descoordenada e não souber nem fazer um boneco palito, pode ficar tranquilo que você vai aprender tudo bem direitinho na faculdade. No curso você vai ter uns 300 módulos de desenho, então querendo ou não, vai acabar aprendendo a desenhar! Com costura é a mesma coisa, por isso não se preocupe se você não teve uma avó que te ensinou a fazer roupinhas de boneca desde pequena.


- Existe algum pré-requisito pra entrar na faculdade de moda?

Sim! O curso em si é fácil, mas é muito trabalhoso e pede atenção aos detalhes o tempo inteiro! Os professores vão passar 60 mil trechos de livros pra você ler e dissertar por semana, além das provas, os desenhos, moldes de costura e até a própria roupa feita que você vai ter que entregar de um dia pro outro, hahaha.

- Os cursos são diferentes de faculdade pra faculdade?

Sim! Muuuito! Por isso é importante definir um objetivo antes de escolher a faculdade certa e prestar MUITA atenção em suas respectivas grades e qual vai se encaixar melhor nas suas expectativas. Eu, por exemplo, entrei na faculdade com o intuito de seguir carreira na área de comunicação de moda, e não prestei tanta atenção quanto deveria na carga horária de cada matéria que realmente me interessava para o futuro. Por isso acabei abandonando o curso, hehe.

- Pra quem quer seguir carreira como jornalista de moda, é melhor fazer moda ou jornalismo?

A jornalista de moda Maria Prata (ex editora da Vogue Brasil e atual da Harper’s Bazaar) cursou moda em vez de jornalismo porque deduziu que fazendo moda ela poderia falar sobre o assunto com mais propriedade, e que a profissão de jornalista ela aprenderia na prática.


Agora vou dar meu exemplo: senti que cursando moda, especificamente se a grade curricular envolver matérias mais práticas como no Senac, eu não iria aproveitar muito para o meu objetivo, por isso agora vou fazer uma faculdade de comunicação. Você pode optar tanto por um curso quanto pelo outro, não existe o certo ou errado, depende de quais são suas necessidades e expectativas de aprendizagem.


- Eu tenho que morar em uma cidade grande como SP ou Rio pra me dar bem? 


São Paulo e Rio de Janeiro não são mais centros exclusivos de circulação de informação e trabalho de moda no Brasil. Em Fortaleza rola a Dragão Fashion Week, e em Belo Horizonte o Minas Trend Preview, e cada vez mais a moda vai tomando conta do país inteiro! Então não, não é preciso MESMO! Você só precisa de talento pra se destacar.


- Pra quem quer ter uma loja de roupas, é indicado?


Com certeza vai ser um bônus na sua vida e vai te ajudar bastante na sua profissão, mas é melhor optar por um curso como "Negócios da Moda", por exemplo. Aí você estará direcionada pra área de business, ao invés de design!

ALERTA: Se você quer fazer faculdade de moda porque gosta de fazer compras e assistir a séries como “Gossip Girl” e “Sex and the City”, ou para fazer roupas legais pra você usar, é melhor repensar. Pode parecer uma coisa óbvia a se dizer, mas vocês não fazem ideia de quantas meninas entram no curso por esses motivos e se arrependem profundamente depois.


via: CH

Nenhum comentário:

Postar um comentário