14 de fevereiro de 2015

ECONOMIZANDO COM ENVELOPES

Se tem um assunto que eu gosto de falar aqui no blog é sobre Finanças. Recentemente eu fiz um post falando sobre o assunto (Poupando para o Futuro!), mas aquele post fala mais sobre poupança. Nesse aqui vamos falar do método dos envelopes.  
Vi há algum tempo atrás no canal da Flavia Calina que ela usava esse método pra economizar e decidi praticar também. Confesso que depois que coloquei meu dinheiro no envelope senti como se meu dinheiro tivesse ido embora sem ter comprado nada de útil. Vocês me entendem? Mas, ele está la guardadinho.
Eu separei em duas categorias: Poupança e Lazer. Como eu ainda moro com meus pais eu não tenho gastos com água, luz, telefone, tv, etc. O que me facilita na hora de ajuntar dinheiro. Mas acho que vou ter que criar mais uma categoria. Emergências. A gente sempre tem emergências né, as vezes é um remédio que acaba e a gente precisa repor ou até mesmo algo que a gente comprou e simplesmente se esqueceu de que tinha comprado. Na minha opinião essa é a mais importante, mas não vou utiliza-la por agora, talvez se eu morasse sozinha, quem sabe. 
Mas e ai Ry, tá funcionando? Tenho que dizer que o envelope não vai fazer milagre né gente. Ele não vai funcionar se você não tiver metas. Esse modo de economizar é um pouco perigoso para aquelas pessoas que não pensam duas vezes antes de comprar. Porque o dinheiro fica ali, por perto. Então qualquer recaída a pessoa só abre o envelope e pega o dinheiro. 
Se tem uma coisa que eu estou trabalhando em mim é: Eu estou realmente precisando disso? Eu sempre via as pessoas falando disso e achava uma besteira, mas comecei a praticar por pura necessidade. Eu estava muito compulsiva, não tava legal gente. No começo foi difícil sabe. Assim que eu peguei no dinheiro pensei em vários coisas legais que eu queria comprar, mas eu parei pra pensar e cheguei a conclusão que nada que eu queria era necessidade nesse momento.
Hoje, usando esse método vejo que ele realmente funciona e indico pra todo mundo parar e pensar se você realmente precisa daquilo e agora. 
Então vamos praticar o: eu não estou precisando disso agora! Beijos 
{O blog vai dá uma pausa nesse carnaval. Tudo voltará ao normal na quinta-feira dia 19/02}

37 comentários:

  1. Mayara Queiroz14.2.15

    Amo suas dicas pra economizar Ry. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que goste Mayara ;D
      Beijoss '

      Excluir
  2. Coli Smith14.2.15

    Eu estou realmente precisando seguir essas suas dicas Ry.
    ADOREEEEEEEEEEEEEI ESSA SUA AGENDA, ME FALA ONDE VC COMPROU!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei no Mundo do Estudando (:
      Beijoss '

      Excluir
  3. Eu guardo todas as moedas possíveis que vejo, mas ando precisando de um método para cédulas haha'
    Gostei da ideia vou tentar. E essa pergunta é arrasadora, já me preservou de muitos momentos de compulsividade! ;D
    Obrigada pela dica!

    Beeijo
    http://oteoremafeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com moeda eu sou mais desleixada kk
      Beijoss '

      Excluir
  4. Eu guardo tudo que é centavo que eu achar, estou tentando não comprar coisas que não estou precisando no momento, e ta funcionando muito bem! Quem quer guarda dinheiro, tem que fazer metas mesmo, se não é bem difícil, falo por experiencia própria.
    Beijinhos!
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter metas é tudo na hora de guarda dinheiro. ;)
      Beijoss '

      Excluir
  5. Adorei a dica!
    Super útil haha
    Te indiquei aqui http://segredorosaa.blogspot.com.br/2015/02/tag-liebster-award.html
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei responder em breve haha ;D
      Beijoss '

      Excluir
  6. Káaah16.2.15

    eu to precisando economizar, to muito compulsiva. :\

    ResponderExcluir
  7. Jaqueline Soares16.2.15

    Utilizo um caderninho 2 anos e realmente dá resultado.. claro temos que ter metas.. eu coloquei uma e consegui.. viajei pra fora!
    Adorei sua dica. Beijos
    E foco em, quero te ver rica daqui uns anos ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPAAA!! Pode deixar que vou ficar ryyyca ;DDD
      Beijoss '

      Excluir
  8. Danielle Campos16.2.15

    Oi Ry !!!

    Suas dicas são sempre ótimas, eu faço exatamente a mesma coisa que você, pois tenho um envelope e um caderninho onde anoto todos os meus gastos diários/ mensais/ anuais (faço até gráfico….exagero rs), enfim, assim controlo bem mais minhas contas e posso poupar cada vez mais.

    Beijos e sucesso sempre para você !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também anoto tudo, e já comecei a ver diferenças entre os meses. É tão bom quando chega no final do mês e está sobrando dinheiro (:
      Beijoss '

      Excluir
  9. Eu uso o caderninho pra anotar minhas despesas e também a planilha. Funciona super pra mim. Você usa a planilha? Tem uma super legal no Comprando meu Apê, baixa e começa a usar, se gostar conta pra gente oq achou ;) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, eu não uso, mas pode deixar que vou baixar e começar a usar ;)
      Beijoss '

      Excluir
  10. barbara16.2.15

    Oi Ry, já tentei de tudo: caderninho, planilha,envelope, tudo, nada funciona cmg. E não é por falta de metas não hein :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, procura novas maneiras então Barbara.
      Beijoss '

      Excluir
  11. FERNANDA16.2.15

    Oi Ry! Gostei muito das suas dicas! Realmente faz diferença anotar tudo que gasta, porque assim dá pra ter uma noção do quanto esta gastando e o que é possível cortar. Fiz isso por um tempo, mas hj pago todas as contas e metade do que sobra vai para a poupança e a outra para gastar rsrsrsr
    Parabéns pelo seu blog! Já te acompanho a um ano e amo seus posts. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter você aqui há tanto tempo Fe. Espero que continue por muitos e muitos anos ;D
      Beijoss '

      Excluir
  12. Daiana Sato16.2.15

    Ry eu queria saber se vc anota tudo em um caderninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anoto sim Daiana, e também uso um aplicativo pra isso. (:
      Beijoss '

      Excluir
  13. Adorei a ideia , vou tentar RS

    ResponderExcluir
  14. Oii Ry, tudo bem ?
    sou nova aqui no seu Blog !

    Adorei a dica, faço algo muito parecido também, só que diferente.
    Eu anoto tudo oque gasto ou precisarei gastar no mês em um caderninho, e oque sobra eu guardo tudo em um Cofre de madeira quase ''Impossível'' de abri-lo.
    Pois ano que vem pretendo viajar para fora do Brasil e sei que precisarei muito do dinheiro!

    bjoos ♥ Estou adorando o seu blog :)

    http://roberttavieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal. Cofre nunca funciona comigo :\
      Beijoss '

      Excluir
  15. Oi flor, tudo bem?

    Adorei a dica é o mesmo que quando encontramos dinheiro em roupas <3

    beijos ;*
    http://www.descomplicandocosmeticos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é ótimo quando isso acontece ;DD
      Beijoss '

      Excluir
  16. ana paula b.17.2.15

    Ry, tava vendo suas metas ali no rodapé do blog e vi que quer reformar o quarto. Você já começou a reformar? Canta tudo pra gente!!! BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Ana, tudo depende da minha querida mama kk, pq ela tem que decidi se vai reformar a casa toda ou fazer um curso que ela quer. Eu não vou pressiona-la até pq vc deixar de fazer um curso é perder uma grande chance no futuro né!
      Mas se ela optar por reformar eu irei contar tudinho pra vocês ;D
      Beijoss '

      Excluir
  17. Essa dica é ótima! Você poder ver seu envelopinho "engordando" e saber que aquela grana é para realizar alguma coisa deve dar uma sensação super boa!
    :)
    amandahillerman.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótima a sensação; sem contar que você coloca o dinheiro dentro do envelope, guarda e simplesmente esquece kkkkkkk
      Beijoss '

      Excluir
  18. Eu PRECISO aprender a economizar. Confesso que este método seria meio perigoso pra mim porque sempre assalto porquinhos e tal.
    Mas a dia é super válida.
    Beijos da Bru <3

    http://multidaodepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não custa nada tentar né Bru?! haha ;)
      Beijoss '

      Excluir
  19. Nossa, faz um mês que tô me reeducando financeiramente e é mais difícil do que parece. Quando guardo as emergências na poupança, aparece uma urgência e pronto: minha conta zera de novo! Vou tentar usar esse método de envelope pra ver se ajuda também.

    www.filhadamae.info - Maria Eduarda Fuentes

    ResponderExcluir